"Com tarifa de Trump, Espírito Santo paralisa novos contratos e deixa de embarcar 2,5 mil toneladas de café para os EUA em uma semana."
"A projeção é do Centro do Comércio de Café de Vitória, entidade que representa os exportadores do Espírito Santo. Em todo o Brasil, também não houve fechamento de novos contratos com os EUA, resultando em mais de 12,6 mil toneladas de café sem venda."
A exportação de café do Espírito Santo para os Estados Unidos está suspensa desde que o ex-presidente americano Donald Trump anunciou a aplicação de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Em apenas uma semana, cerca de 42 mil sacas — o equivalente a 2,5 mil toneladas de café verde e solúvel — deixaram de ser enviadas ao mercado norte-americano. As informações são do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), entidade que representa os exportadores capixabas.
O impacto da medida também foi sentido em nível nacional. Segundo o CCCV, mais de 210 mil sacas de café brasileiro, aproximadamente 12,6 mil toneladas, não foram negociadas com os EUA desde o anúncio da nova tarifa.
De acordo com o vice-presidente do CCCV, Jorge Nicchio, o efeito da decisão foi imediato e atingiu exportadores de diferentes portes. “O comércio com os Estados Unidos está estagnado. Há vendas feitas antes da taxação que ainda devem ser embarcadas, mas desde então, nenhuma nova transação foi realizada com o mercado americano”, afirmou.
Comentários (0)