"Mãe de brasileiro morto na guerra da Ucrânia afirma não ter recebido nenhum comunicado oficial sobre a morte do filho."
"Natural de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, Bruno vivia em Governador Valadares havia quatro anos."
Bruno de Paula Carvalho Fernandes, de 29 anos, morreu em combate na guerra da Ucrânia na última segunda-feira (1º). Natural de Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo, ele vivia há quatro anos em Governador Valadares, Minas Gerais.
A mãe, Bethania Paula da Silva Guede, contou que desde a última chamada de vídeo com o filho, no domingo (31), teve um mau pressentimento. Bruno havia se alistado como voluntário para atuar na linha de frente do conflito. Desde que recebeu as mensagens informando sobre a morte do filho, Bethania vive momentos de angústia, sem saber se o corpo será localizado e trazido de volta ao Brasil.
Ela relatou já ter procurado a embaixada brasileira, mas foi informada de que ainda não houve uma notificação oficial sobre o falecimento. Segundo a família, a comandante da unidade onde Bruno atuava precisa comunicar formalmente a embaixada ucraniana, processo que pode levar dias ou até meses.
"Fica mais difícil de acreditar quando a gente não vê. Não temos certeza de nada, não passam mais detalhes. Nossa luta agora é que eles comuniquem que ele faleceu pra gente poder correr atrás da papelada. Isso está me matando, a gente fica no escuro, sem saber o que fazer. Pensar que o corpo dele está lá jogado, no meio do mato. E disseram que ele foi atingido por um drone já em terras russas. Disseram que para alguém resgatar o corpo dele, precisaria se arriscar. Mas eu como mãe não quero que alguém morra para conseguir chegar até o corpo do meu filho", disse.
Segundo o portal g1 o Ministério das Relações Exteriores, afirmou, por meio da embaixada do Brasil em Kiev, que está à disposição para oferecer assistência consular. A pasta destacou ainda que não divulga dados pessoais de cidadãos nem detalhes sobre o suporte prestado a brasileiros no exterior.
Comentários (0)