cover
Tocando Agora:

Expedição inédita explora região mais remota da costa brasileira, revelando rica vida marinha e formação submersa

Pela primeira vez, cientistas documentam biodiversidade no remoto Arquipélago de Martim Vaz

Expedição inédita explora região mais remota da costa brasileira, revelando rica vida marinha e formação submersa
Wikimedia Commons

Em um ambiente preservado e isolado pelas águas do Oceano Atlântico, cientistas identificaram dezenas de espécies marinhas, incluindo tubarões, corais, cardumes diversos e até mesmo uma elevação submarina. O local é o Arquipélago de Martim Vaz, considerado o território mais distante do litoral do Brasil, situado a aproximadamente 1.200 quilômetros da capital capixaba, Vitória.


Composto por quatro pequenas ilhas oceânicas próximas à Ilha da Trindade, Martim Vaz faz parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA) e é de acesso extremamente limitado. A região é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com a Marinha do Brasil e permanece desabitada.


Durante uma expedição de 17 dias realizada em junho, pesquisadores documentaram mais de 100 espécies de peixes, além de tartarugas, tubarões e seis tipos de corais. A missão científica teve como foco explorar os ecossistemas dessas ilhotas remotas e de um monte submerso da região, conhecido como Monte Columbia, que se destaca por seu ambiente praticamente intocado pelo ser humano.


Os estudos também investigam a possível descoberta de uma nova espécie de peixe de profundidade, registrada graças a equipamentos tecnológicos que alcançaram até 122 metros abaixo da superfície, revelando áreas nunca antes exploradas.



Comentários (0)