“Polícia Federal apura esquema de fraude superior a R$ 5,6 milhões no programa Farmácia Popular no Espírito Santo”
“Seis farmácias em Vila Velha e Serra são investigadas por receber pagamentos por remédios não entregues, usando identidades de falecidos e documentos falsos”
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (6) a Operação Renevant, visando desarticular fraudes que somam mais de R$ 5 milhões no programa Farmácia Popular no Espírito Santo. Segundo apurado, seis farmácias receberam de forma irregular recursos do programa por meio da venda fictícia de medicamentos que nunca chegaram aos pacientes.
Durante a investigação, foi constatado que os estabelecimentos chegaram a utilizar nomes de pessoas falecidas para preencher receitas médicas falsificadas. A identidade das farmácias envolvidas não foi divulgada pelas autoridades.
Os responsáveis poderão responder por crimes como associação criminosa, estelionato contra a União, falsificação de documentos particulares, falsidade ideológica e uso de documentos falsos. A operação cumpriu seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Federal Criminal de Vitória, nos domicílios de sócios das farmácias investigadas em Vila Velha e na Serra, na Grande Vitória.
O programa Farmácia Popular tem como objetivo ampliar o acesso da população a medicamentos de uso contínuo na Atenção Primária à Saúde, por meio de convênios com farmácias e drogarias privadas.
Comentários (0)