Surto grave provoca morte de centenas de cães no ES;
Muqui registra surtos de cinomose em cães e anuncia campanha de vacinação com apoio da Ufes
Surto de cinomose em Muqui causa morte de cerca de 200 cães e mobiliza autoridades para campanha de vacinação
Um surto de cinomose canina provocou a morte de cerca de 200 cães, entre animais domésticos e de rua, no município de Muqui, no Sul do Espírito Santo. O diagnóstico da doença foi confirmado após exames feitos em 40 animais pela equipe da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em parceria com a prefeitura local. O resultado das análises foi divulgado na quinta-feira (31).
A cinomose é uma doença viral que afeta exclusivamente os cães, sendo altamente transmissível entre eles, mas sem risco para humanos. Diante da confirmação do surto, o município prepara uma campanha de vacinação emergencial para conter a disseminação da doença.
Segundo a secretária de Meio Ambiente de Muqui, Priscila Durant Binott, os primeiros casos começaram a surgir no início de junho. Os animais apresentavam sinais clínicos como secreção nos olhos e no nariz, tremores, dificuldades motoras e paralisia, evoluindo rapidamente para a morte.
Após o alerta, equipes do Hospital Veterinário da Ufes (Hovet) foram deslocadas até a cidade no dia 19 de julho para realizar coletas de sangue em 40 cães de rua. Do total, 12 animais foram recolhidos e permanecem isolados em uma casa no município, sob observação.
Além da Ufes, o governo estadual foi acionado para auxiliar nos procedimentos, especialmente com o fornecimento de kits para testes rápidos que permitam agilizar o diagnóstico e controle da doença.
Comentários (0)